Menino de 13 anos é o mais jovem a escalar o Everest, diz família
O americano Jordan Romero, de 13 anos de idade, se tornou a pessoa mais jovem a escalar o Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, segundo informou sua família
Por Sheila Bastos
24/05/2010 10:40h
O jovem, da Califórnia, ligou para sua mãe do topo da montanha mais alta do mundo, disse Leigh Anne Drake.“Mãe, estou te ligando do alto do mundo”, foram as palavras do jovem, segundo sua mãe.
Romero escalou o pico acompanhado de seu pai – um experiente alpinista - e três guias sherpas, e se tornou o mais jovem a subir os 8.848 metros do ponto mais alto do planeta.
O jovem já subiu as montanhas mais altas de seis dos sete continentes do mundo.
A ambição de Jordan surgiu aos nove anos, quando viu um desenho do Everest na escola. "É uma coisa que sempre quis fazer antes de morrer. É um recorde mundial, mas eu só quero subir ao topo", afirmou o garoto norte-americano antes de partir para a escalada.
Ele subiu o Monte Kilimanjaro, na África, quando tinha apenas 10 anos de idade. Agora, só falta escalar a montanha Vinson Massif, na Antártica para completar as montanhas mais altas de todos os continentes.
Ele fez uma preparação especial para escalar o Everest e chegou a passar um mês dormindo em uma tenda que simula grandes altitudes. A meta de Jordan Romero é completar os chamados sete cumes e alcançar o ponto mais alto de cada continente. O próximo objetivo é subir o Vinson, na Antártida.
Também neste sábado, Apa Sherpa, de 50 anos de idade, escalou o Everest pela 20ª vez, ultrapassando seu próprio recorde.
Com informações da Gazeta Esportiva / BBC
0 comentários:
Postar um comentário